A diferença entre o Criacionismo e a Criação Divina

 

Criacionismo é o termo que usa a noção genérica de uma ou mais entidades inteligentes para explicar, por trás de uma série de eventos, a origem do Universo, da vida na Terra ou das próprias espécies de seres vivos. O criacionismo, da forma que este termo é utilizado nos dias de hoje, principalmente na imprensa, é um fenômeno tipicamente estadunidense; tendo por fonte principalmente o protestantismo norte-americano. O criacionismo, como idéia geral, se caracteriza pela oposição, em diferentes graus, às teorias científicas sobre fenômenos relacionados à origem do Universo, da vida e da evolução das espécies de seres vivos.
No entanto, deve ser feita a distinção entre ser rotulado como "criacionista" e "acreditar em criação divina" simplesmente: existem até mesmo aqueles que aceitam as teorias evolucionistas ao mesmo tempo em que acreditam que estas descrevam o método com que seu deus (ou divindades) tenha(m) criado todas as coisas.



Já a Teoria da Criação Divina, é a teoria em que a criação do Universo e dos seres, tem como o seu "Criador", um Ser Supremo, sendo ele Deus. No livro cristão (ou Bíblia), Deus criou em 6 dias e descansou no 7º.

•"No começo, Deus criou os Céus e a Terra. [...] A Terra era um vazio, sem nenhum ser vivente. Deus deu luz (dia) e a escuridão (noite)." (Primeiro dia)

•"Deus separou a água e a Terra." (Segundo dia)

•"Deus criou os vegetais, as plantas e as árvores que dão frutas." (Terceiro dia)

•"Deus criou luzes no céu, para separar o dia da noite e marcar anos e estações. Deus criou o Sol e a Lua." (Quarto dia)

•"Deus criou espécies de seres vivos que se movem nas águas e todas as espécies de aves; e os abençoou." (Quinto dia)

•"Deus criou todos os tipos de animais domésticos, selvagens e que se arrastam pelo chão. Deus criou o Ser Humano a sua semelhança, que terá poder sobre todas as outras espécies; e o abençoou." (Sexto dia)

"Assim terminou a Criação do Céu e da Terra e de tudo o que há nele. E, no sétimo dia, Deus descansou; e abençoou o sétimo dia como um dia Sagrado."


0 comentários: